Unidade:

CESURG estimula visitas técnicas para aprimorar o conhecimento prático do mercado

Data de Publicação: 07/12/2018.

Com o objetivo de estimular os acadêmicos às práticas em sua área de atuação e propiciar a análise de áreas específicas na profissão, o CESURG promove periodicamente visitas técnicas às empresas da região.

O diretor de ensino do CESURG, professor Eduardo Toledo Martins afirma que as visitas técnicas tem grande importância. "É por meio das visitas e viagens técnicas que intensificamos a aplicação dos conhecimentos dos alunos, conhecimentos adquiridos ao longo da formação. Estas atividades reforçam os conceitos trabalhados pelos professores em sala de aula. Por isso elas são intensificadas, para que o aluno saia preparado sabendo como irá aplicar o que aprendeu em seu cotidiano", explicou. 

Durante o mês de novembro e início de dezembro o calendário de visitas técnicas foi intensificado nas unidades do CESURG. 

Acadêmicos do curso de Educação Física e do curso Técnico em Enfermagem de Sarandi fizeram uma visita técnica ao laboratório de anatomia da Faculdade de Ciências e à UTI do Hospital São Lucas da PUC-RS para conhecer o trabalho desenvolvido. A visita foi acompanhada pelo coordenador dos cursos técnicos do CESURG Sarandi, professor Renan Anderson Oliveira.

Outra visita que uniu teoria e prática foi à Cresol onde os acadêmicos de Ciências Contábeis e Administração da unidade CESURG Sarandi conheceram a realidade da cooperativa que tem mais de 100 mil associados no país. A coordenação é dos professores Semar Bonavigo e Daiana Ransan Martins.

Ainda acadêmicos do curso de Agronomia do CESURG Sarandi realizaram uma saída de campo onde conheceram a realidade de uma propriedade no interior Nova Boa Vista/ RS, a respeito da prática de formulação de dietas para suínos em fase de reprodução e crescimento. 

Em outra oportunidade os alunos do curso de Medicina Veterinária de Sarandi participaram de uma saída de campo onde visitaram a propriedade de suínos de Leandro Dalcin, no interior de Nova Boa Vista. A partir de um grupo de trabalho com interesse em suinocultura. Foi destaque a avaliação e ajuste de dietas para suínos nas fases de leitão, gestação e lactação. Ambas atividades foram coordenadas pelo professor Paulo Roberto Machado.

Outro grupo de acadêmicos de Agronomia, desta vez de Marau, participou de duas visitas técnicas, nas empresas LabFértil de Tapejara e Adubos Coxilha em Coxilha. A primeira visita teve o objetivo de ampliar o conhecimento dos alunos sobre a rotina de um laboratório de análise de solo, tecido vegetal e fertilizantes, abordando os elementos analisados, métodos e aparelhos utilizados. A segunda visita mostrou o funcionamento de uma unidade industrial de fertilizantes químicos. Eles conheceram o dia-a-dia da indústria, avaliaram valores comerciais e mercado financeiro, além das diferentes origens e fontes dos fertilizantes e suas formulações. As visitas foram coordenadas pela professora Luana Dalacorte. 

Mais três visitas técnicas foram feitas pelo curso de Engenharia de Produção do CESURG Marau. Os acadêmicos visitaram a Indústria moveleira Finger Móveis Planejados, a Mirasul Têxtil do ramo têxtil e a Indústria de Beneficiamento de Polímeros Plastimarau. As visitas foram coordenadas pela professora Jaqueline Maiorka.

Outra turma de acadêmicos do curso de Agronomia e Sarandi fizeram visita técnica à Fábrica de Rações Puro Trato e a propriedade da família Teixeira, localizadas no município de Santo Augusto. Os alunos conheceram as fábricas de alimentos para monogástricos e pet e para ruminantes e equinos, além do laboratório de controle de qualidade total de matérias primas e da nova unidade de formulação de misturas minerais. Também visitaram a propriedade da família Teixeira, onde conheceram o planejamento do confinamento para gado de corte, bem como as diferentes categorias da raça equina Puro Sangue Inglês, para manejo alimentar e nutricional. 

Na segunda-feira, 3 de dezembro, acadêmicos de Agronomia do CESURG Sarandi visitaram a propriedade da família Librelotto, referência na Região Sul do Brasil em sistemas de integração lavoura-pecuária, no município de Boa Vista das Missões. Na visita foram abordados: técnica e cientificamente, os resultados dos últimos 15 anos de trabalho na propriedade. A segunda visita do dia aconteceu na propriedade da família Cescon, na Linha Beira Campo, próximo à sede do CESURG. A família trabalha com feno, pré-secado e silagem em 56 hectares, onde tem implantadas pastagens de grama Tifton-68, Tifton-85 e Jiggs. Coordenação de trabalhos do professor Paulo Roberto Machado. 

Ainda na primeira semana de dezembro foi a vez dos alunos da Medicina Veterinária conheceram a Agropecuária Bertani em Espumoso e a Agropecuária Strasburg em Santo Antônio do Planalto numa viagem técnica coordenada pelo professor Daniel 

As visitas técnicas são prática no CESURG como forma de externalizar o aprendizado fora da sala de aula e ter contato com experiências práticas de trabalho e gestão de qualidade. 

Fotos Divulgação/CESURG 


Galeria de Imagens: