Unidade:

Acadêmicos de Medicina Veterinária visitam fábrica de rações em Santo Augusto

Data de Publicação: 31/01/2018.

      As atividades de campo são fundamentais para aproximar o acadêmico da realidade que ele enfrentará em sua atuação profissional. Ainda no ano de 2017, acadêmicos do Curso de Medicina Veterinária visitaram uma fábrica de alimentos industrializados para animais no município de Santo Augusto, como atividade da disciplina de Nutrição Animal I. Na oportunidade, os estudantes conheceram as instalações da empresa Puro Trato e foram conduzidos sob a supervisão do proprietário e equipe técnica, e também sob orientação do professor Paulo Roberto Machado, docente da área de Nutrição Animal.

     A viagem técnica possibilitou aos 30 acadêmicos a experiência de compreender a  aplicabilidade de conceitos evidenciados em sala de aula. "Num momento se discutem conceitos e desenvolvimentos teóricos em sala de aula, noutros atrelamos a realidade externa e unimos a aplicabilidade prática. Essa viagem foi fundamental para reforçar temas como ingredientes e nutrientes, qualidade e classificação do alimento, empreendedorismo no setor de alimentos, higiene e tecnologias no setor de produção industrial, rotina de uma fábrica de alimentos, bem como legislação e controle de qualidade", explica o professor, ao acrescentar que viagens de estudo como essa auxiliam o futuro profissional a visualizar diferentes espaços no mercado de trabalho, além do contato com empresários e profissionais já inseridos no setor.

     O roteiro da viagem contemplou a propriedade rural da empresa, onde existem em produção gado de corte e cavalos da raça Puro Sangue Inglês. Os destaques nesses sistemas de produção foram para os temas discutidos em aula: manejo alimentar e nutricional. O proprietário João Teixeira apresentou a sistemática de produção de gado de corte confinado e de produção de cavalos em sistema a pasto, com complementação no cocho.

     O coordenador do curso de Medicina Veterinária, Rafael Pandolfi, salienta a relevância de atividades como essa para a formação dos estudantes. "As saídas a campo para estudo são importantes para a formação profissional do médico veterinário, e fazem-se necessárias para o aprendizado do aluno quanto à área de produção animal?. Essa visita é de caráter contínuo no curso e fundamental para a Nutrição Animal II (continuidade dos estudos na área), onde estão previstas novas saídas de campo e maior aplicabilidade de conceitos de nutrição animal", destaca o docente. Segundo o relato da estudante Joseane de Garais, "nessa viagem conseguimos ver a importância de unir a teoria passada em sala de aula com a prática fora dela, uma oportunidade que o CESURG sempre busca nos proporcionar".

Galeria de Imagens: