Unidade:

Ato marca o lançamento da faculdade CESURG em Rio Pardo

Data de Publicação: 22/12/2017.

     A noite de quinta-feira, 21 de dezembro de 2017, marcou um passo importante na história do Centro de Ensino Superior Riograndense (CESURG) em Rio Pardo. Um ato oficial lançou oficialmente a instituição de ensino, com previsão de início das aulas para o mês de março de 2018. Além da comunidade rio-pardense e de municípios da região, o evento foi acompanhado por lideranças locais, regionais e estaduais, reafirmando a aguardada contribuição da faculdade para impulsionar o desenvolvimento regional.

     Desde o ano de 2015 a população da região acompanha o processo de instalação do CESURG em Rio Pardo. Localizada no antigo Seminário Jesus Maria José, a instituição de ensino superior tem trabalhado desde então junto ao Ministério da Educação, a órgãos e conselhos estaduais na abertura de cursos técnicos, de graduação presenciais e EAD, e pós-graduação. O ato desta quinta-feira oficializou a abertura de inscrições para os cursos. 

     Na presença do diretor-presidente do CESURG, professor Rafael Rossetto, o público celebrou o início de inscrições para dois cursos técnicos, com aulas previstas para março de 2018. A partir do dia 05 de janeiro, estarão abertas as inscrições para o Curso Técnico em Agropecuária e o Curso Técnico em Enfermagem - inscrições pessoalmente no CESURG, de segunda à sexta-feira, das 08h30min às 11h30min e das 13h30min às 18h. O horário é o mesmo para interessados nos cursos de pós-graduação do CESURG. Estão sendo ofertadas neste momento vagas aos cursos de MBA em Gestão de Agronegócio; MBA em Gestão de Marketing e Inovação; MBA em Gestão de Pessoas e Liderança Corporativa; MBA em Gestão Pública; Especialização em Gestão Educacional, Formação Pedagógica e Mídias na Educação; Especialização em Gestão e Docência do Ensino Superior; Especialização em Saúde Pública com Ênfase em Urgência e Emergência. 

     Além dos cursos técnicos e de pós-graduação presenciais, o ato oficializou o convênio entre o CESURG e a FAG (Centro Universitário da Fundação Assis Guargs, do Paraná) em torno da abertura de inscrições para 20 cursos EAD (Educação a Distância). Por meio da parceria, estarão abertas a partir de 10 de janeiro, no site www.cesurg.com.br, as inscrições para os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Geografia, História, Letras, Pedagogia, Sistemas para Internet, e Tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Gestão Ambiental; Gestão Comercial; Gestão de Cooperativas; Gestão de RH; Gestão de Turismo; Gestão Financeira; Gestão Hospitalar; Jogos Digitais; Gestão em Logística; Marketing; e Processos Gerenciais. Gradativamente, serão abertos 35 polos EAD no Rio Grande do Sul: o primeiro, em Rio Pardo.

     Ao destacar o esforço conjunto empreendido para viabilizar a instalação do CESURG em Rio Pardo, o diretor-presidente Rafael Rossetto enfatizou que a faculdade pertence à comunidade de Rio Pardo e região. "O CESURG hoje é uma realidade e veio para mudar a vida de todos nós. Eu acredito muito no potencial transformador da Educação, fiz dela a minha ferramenta de luta por um mundo melhor que tanto sonhamos e agora preciso que todos vocês assumam comigo esse compromisso de lutarmos juntos por esse mundo que queremos. Obrigado a todos que estão tornando esse sonho possível, muitas pessoas estão trabalhando incansavelmente para realizá-lo e muitas outras seguem mandando boas energias e iluminando nossos passos nessa missão", declarou o professor Rafael Rossetto, ao anunciar também que ao longo de 2018 será lançado o vestibular para os cursos de graduação em Administração, Agronomia, Engenharia Civil, Medicina Veterinária e Pedagogia, todos presenciais e com aulas noturnas.

     O evento possibilitou a oficialização do convênio de patrocínio do CESURG à equipe de Futsal Nadas Branco, que passará a contar com o apoio da faculdade para competições ao longo de 2018. Após acompanhar o pronunciamento das autoridades e o coquetel de confraternização, o público presente pode conhecer instalações que já estão com obras concluídas, como os laboratórios dos cursos de graduação presenciais.


Autoridades prestigiam o evento

     "Construir esse sonho coletivo de instalar uma faculdade em Rio Pardo só está sendo possível com o trabalho de muitas pessoas do bem que caminham junto conosco. O CESURG irá impulsionar o desenvolvimento não só de Rio Pardo, mas de toda a região", afirmou o professor Rafael Rossetto no evento. Acompanharam o ato de lançamento do CESURG em Rio Pardo o deputado federal Dionilso Marcon; o prefeito rio-pardense, Rafael Barros; o presidente do Legislativo rio-pardense, José Oniro Lopes, ao lado dos vereadores Nicolau Santos Silva, Arlei Fonseca, José Santos, Antônio Celso, Salete Trabaína e Marisa Brum; o presidente do Legislativo de Santa Cruz do Sul, Paulo Lersch, ao lado do vereador Ari Thessing; o presidente da Câmara de Vereadores de Passo do Sobrado, Selmo Fagundes; o pároco da Paróquia São Nicolau, Pedro Rockembach; o Pai Antônio de Souza, do Templo de Umbanda Pai Ogum Beira Mar e Mãe Oxum; o assessor do deputado federal Paulo Pimenta, Ronaldo Moraes; o assessor do deputado estadual Edson Brum, Edivilson Brum; o presidente da equipe de futsal Nadas Branco, Márcio Paz; a secretária de Educação, Michele Zavadaski, representando todos os secretários municipais da região; Elbe Belandinel, representante de entidades; representantes da Pastoral da Juventude (PJ), de Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, entre outras lideranças de Rio Pardo e região. O bispo Dom Sinésio também já havia conhecido a faculdade de Rio Pardo em uma visita realizada na manhã de quinta-feira (21), antes da solenidade. Também acompanharam o evento diretores e coordenadores de cursos das cinco unidades do CESURG, Rio Pardo, Sarandi, Marau, Guaporé e Santo Ângelo, reafirmando que o Centro de Ensino Superior Riograndense é a faculdade que mais cresce no Estado do Rio Grande do Sul.

Galeria de Imagens: