Unidade:

Projeto teórico prático oportuniza intervenção em hortas escolares em Gentil e Marau

Data de Publicação: 05/12/2017.

      Acadêmicos do curso de Agronomia do CESURG em Marau estudaram, dentro do Projeto Teórico Prático, temas que oportunizaram ações sociais em escolas da região, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de alunos do ensino fundamental, essencialmente em dois momentos: o incentivo a uma alimentação saudável e o reaproveitamento de restos alimentares em forma de adubo orgânico.

      Desde o mês de outubro deste ano, os estudantes estão aplicando o projeto nas escolas municipais República da Colômbia, da comunidade de Campo do Meio, de Gentil; e Escola Ernesto Dorneles, na comunidade de Veado Pardo, interior de Marau. 

      A organização e o plantio das mudas nas hortas escolares ocorreram ainda no mês de outubro. Agora em dezembro, os alimentos já estão sendo colhidos pelos estudantes das escolas. Além dos acadêmicos do CESURG, alunos, professores e colaboradores dos educandários também auxiliaram na execução do projeto. A iniciativa oportunizou a implantação de canteiros, plantio de mudas, irrigação e acompanhamento dos projetos.

      Segundo a professora Daniela Favero, docente do curso de Agronomia do CESURG, "ao realizar ações como essa, o estudante coloca em prática atividades específicas do seu curso. Também despertamos no aluno do ensino fundamental a importância de uma alimentação saudável reaproveitando materiais orgânicos para a própria adubação da horta, já que a mesma estava sem uso". "Além de beneficiar a comunidade acadêmica com o desenvolvimento de conhecimentos técnicos e a possibilidade da publicação desses trabalhos, esse projeto também contempla a comunidade em geral, que percebe o quanto é mais saudável e como o ambiente fica melhor de se trabalhar com essa organização", acrescenta a docente.

Galeria de Imagens: