Unidade:

Programa Projovem Campo recebe ações do CESURG

Data de Publicação: 25/08/2017.

      O ProJovem - Programa Nacional de Inclusão de Jovens - foi instituído no ano de 2005 e atende um público na faixa entre 18 a 29 anos de idade. Atualmente, possui quatro modalidades: adolescente, campo, trabalhador e urbano. No Rio Grande do Sul, a única cidade que possui o ProJovem Campo - Saberes da Terra é São José das Missões.

      A iniciativa visa proporcionar atividades educacionais e cidadania para jovens em situação de vulnerabilidade social, ressaltando a importância da permanência dos jovens e a sucessão na agricultura familiar. Na última semana de julho, o programa realizou o I Seminário Municipal de Educação do Campo com o tema "Sustentabilidade na pequena propriedade". O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de São José das Missões e do CESURG - Centro de Ensino Superior Riograndense. Nos dias 26 e 27 de julho os professores Cláudio Alberto dos Santos e Paulo Roberto Machado, docentes do CESURG, dialogaram com os jovens agricultores no evento. O evento que ocorreu no Ginásio Carlos Fernandes Picolotto.

      A diversificação da agricultura familiar e importância do jovem para a sucessão no campo foi o tema da palestra ministrada por Santos, explanação acompanhada por adolescentes e adultos. Para o doutor em Sociologia Política, debater a permanência do homem no campo é fundamental entre os produtores rurais de todas as faixas etárias. "Depois que os proprietários falecem ou não tem mais como trabalhar, quem vai ficar no campo? Hoje existe um abandono do campo pelo jovem rural, por isso é essencial alertar essa ausência de pessoas no campo e tratar o campo com qualidade", ressalta o professor. 

      A temática do "Leite e as suas particularidades no sistema de produção" foi abordada pelo professor Machado na quinta-feira (27).  Na oportunidade, o docente compartilhou suas experiências como pesquisador e consultor da área de bovinocultura de leite e nutrição animal, aliando a teoria com a prática.  Segundo o palestrante, "foram detalhados os fatores necessários para a produção de leite e que interferem no produto final, como no leite fluído para a indústria e a importância deste para agricultura familiar e pequenos produtores como fonte de renda e de garantia de qualidade de vida" comenta, ao acrescentar que também foram abordados o conceito e a base do sistema do sistema de produção regional.

      O CESURG possui entre seus compromissos contribuir com o desenvolvimento regional. Essa parceria com o ProJovem Campo é mais uma iniciativa da faculdade objetivando fortalecer a agricultura familiar e o desenvolvimento da região. Como comenta o diretor-presidente do CESURG, Rafael Rossetto, a sucessão familiar é um dos temas que pautam as abordagens pedagógicas na instituição. "Sabemos da importância da sucessão familiar, em especial para a agricultura familiar, e fico feliz em podermos contribuir para que estes jovens conheçam novas técnicas aplicáveis nas suas propriedades, encontrando novas alternativas produtivas para o desenvolvimento de produtos de qualidade", analisa o professor Rafael Rossetto.